Curso de Especialização em Desenvolvimento Humano e Práticas Educacionais Inovadoras

O curso de Especialização em Desenvolvimento Humano e Práticas Educacionais Inovadoras tem como objetivo capacitar profissionais da educação e áreas afins para compreenderem as múltiplas dimensões do desenvolvimento humano e sua relação com os processos educacionais contemporâneos. A formação promove uma abordagem interdisciplinar, integrando fundamentos da psicologia, neurociência, filosofia, políticas públicas e pedagogia, com foco na aprendizagem ao longo da vida, na inclusão, na inovação pedagógica e na transformação social. O curso também valoriza práticas educacionais que estimulam o pensamento crítico, a autonomia, a criatividade e a construção de ambientes educativos mais humanizados, equitativos e tecnologicamente conectados com os desafios da atualidade.

Mercado de Trabalho

O especialista em Desenvolvimento Humano e Práticas Educacionais Inovadoras encontra oportunidades de atuação em instituições de ensino públicas e privadas, organizações do terceiro setor, órgãos governamentais, projetos sociais, centros de formação, consultorias educacionais e instituições de apoio psicopedagógico. Pode exercer funções como educador, coordenador pedagógico, formador de professores, gestor de projetos educacionais, consultor em políticas públicas, além de contribuir para o desenvolvimento de práticas educacionais inclusivas, inovadoras e centradas no ser humano. A formação também favorece o trabalho em equipes multidisciplinares que atuam com desenvolvimento infantil, juventude, educação especial, orientação educacional e processos formativos diversos.

Atividades

  • Promoção do Desenvolvimento Humano Integral: análise e aplicação de abordagens psicológicas e neuroeducacionais voltadas ao desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social dos educandos em diferentes fases da vida;
  • Planejamento e Gestão de Processos Educativos: elaboração de estratégias educacionais alinhadas às políticas públicas, ao planejamento estratégico e às demandas da educação contemporânea;
  • Inovação Pedagógica e Tecnologia Educacional: desenvolvimento e aplicação de práticas inovadoras que integram metodologias ativas, recursos digitais e aprendizagem significativa no cotidiano escolar;
  • Educação Inclusiva e Avaliação Crítica: atuação na construção de ambientes educacionais inclusivos, com práticas avaliativas justas, participativas e adaptadas à diversidade dos estudantes;
  • Formação Humana e Transformação Social: elaboração de propostas educacionais comprometidas com os direitos humanos, a ética, a equidade, a sustentabilidade e o protagonismo dos sujeitos no processo de ensino-aprendizagem;
  • Tomada de Decisão e Liderança Educacional: desenvolvimento de competências para lidar com conflitos, negociações e escolhas estratégicas em ambientes educacionais e institucionais;

Matriz Curricular

Confira as matérias do seu curso

DescriçãoCH
Ambientação Digital30 h
Avaliação Educacional, Inclusão e Políticas Públicas30 h
Avaliação Educacional: Fundamentos, Métodos e Práticas Pedagógicas30 h
Educação Brasileira: Bases Legais, Reformas e Planejamento Estratégico30 h
Educação Infantil em Foco: História, Direitos e Práticas30 h
Educação, Sociedade e Transformação: Uma Abordagem Crítica30 h
Filosofia da Educação: Fundamentos, Práxis e Desafios Atuais30 h
Fundamentos do Desenvolvimento Humano: Abordagens Psicológicas e Educacionais30 h
Inovação Pedagógica e Processos Educativos Contemporâneos30 h
Negociação Estratégica e Tomada de Decisão30 h
Neurodesenvolvimento e Aprendizagem ao Longo da Vida30 h
Perspectivas da Educação Inclusiva: Caminhos Históricos e Práticas Sociais30 h
Psicologia da Aprendizagem: Fundamentos e Desafios Atuais na Educação30 h